segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Dicas: Romance e Hentai

Oi, pessoas do KF.

Quem está falando agora é a Nynna Days, sua designer de Sinopses e Avaliações de Ideias. Andei um pouco sumida por conta de alguns problemas que realmente não vem ao caso agora. Então, com a liberação da diva Drama Queen e a chefinha fofa Clélia vim dar algumas dicas sobre o romance nas fics.

Eu sou uma romântica de primeira e escrevo histórias com esse gênero desde 2009, por isso acho que tenho um pouco de experiência para falar sobre isso. Além de que fazer parte da equipe do KF me deu liberdade para ver alguns enredos diferenciados e o modo como as autoras constroem seus romances. Como nas dicas anteriores, também dividi tudo em tópicos para que não ficasse cansativo.

Encontro dos personagens principais:

Nossa, acho que esse é um dos pontos altos da história e onde os leitores vão julgar se vale a pena continuar ou não. Romance tem sim um pouco de clichê, mas o fato de você fazer suas personagens saírem de suas cidades – ou países – natais para ir á um lugar desconhecido e do nada encontrar o grande amor da sua vida é bastante irreal. Até mesmo para uma fic.

E, por favor, quando vamos encontrar um astro da música em um Starbucks? Isso já chegou a ficar enfadonho.

Pensem que, assim como a sua personagem tem a sua vida mudada e se esforça para poder se estabilizar e assim construir uma rotina, o outro personagem também tem que o fazer. Afinal, ele tinha uma vida antes de conhecê-la. Trabalhem nisso. Em mostrar como era a vida dos protagonistas antes do primeiro encontro e se quiser, demore um pouco para que ele aconteça. Crie seu timing.

Ah, em falar sobre ter uma vida, queridas autoras, até os multimilionários e os traficantes tem a vida corrida. Eles não podem simplesmente parar tudo o que estão fazendo no meio da tarde para ir atrás das mulheres que lhes despertaram atração. Existem outros meios de comunicação, trabalhem com isso.

Já nas fics adolescente, se conhecer na escola ou ser o vizinho novo é quase previsível. Afinal, onde mais eles iriam se conhecer? (Estou excluindo os incestos por enquanto, mas falarei deles daqui a pouco). Gente, existem outros lugares. Festas, bares, amigos em comum. Existem inúmeras opções, basta expandir seus horizontes.

No caso de casamentos arranjados, admito que vi poucas fics em que os protagonistas se conheciam antes de assumirem o compromisso. E não estou falando do caso deles serem amigos de infância. Digo: completos desconhecidos que se conheceram sem querem e tiveram um pequeno contato antes de saberem que estavam fadados á se casar. Voltamos ao caso de trabalhar a vida do protagonista antes de conhecer o seu par. Vejam como é importante. Não só para intrigar os leitores, mas para dar personalidade aos protagonistas.

Paixão Repentina:

Se tem uma coisa que eu vejo as pessoas reclamando em romances, são os casos de: “Oi, como está? Bem, e você? Também, nossa você é lindo. Você também é linda. Te amo. Também.” Não! Não! Não!

Amor vem com confiança. E para se ter confiança, você tem que conhecer a pessoa. Não surge assim do nada. Isso vem se explicitando nos livros adultos e acho isso um ponto positivo. Você pode sim, conhecer a pessoa e achá-la bonita. Isso é atração e é totalmente aceitável. Mas amá-la só por lhe dar um beijo? Menina, você está precisando de uma leve ajuda.

Posso abrir uma exceção para as fics onde os protagonistas são melhores amigos. Sim, eles se conhecem e confiam um no outro, então existe um pequeno rastro de amor neles. Agora com um desconhecido? Não. Tente dizer isso para alguém que conheceu á dois dias e veja se ele não a olhá-la como se fosse louca. Amor não surge do nada.

A graça de um bom romance é trabalhar com os sentimentos e mostrá-los crescendo lentamente, até envolver totalmente os protagonistas e os leitores. Se você não se “apaixonar” pelos personagens, não espere que os leitores o façam. Percebam que coloquei a palavra apaixonar  em destaque. Não adianta você dizer o que eles sentem com  palavras cruas.

“Ele a amava”

Se você tem um envolvimento com esse personagem e conseguiu transmitir isso durante toda a fic, terá o efeito desejado, sem a ajuda dos floreios. Caso contrário, será apenas mais algumas palavras que retardam o fim do capítulo.

Tipos de casais:

Serei breve nesse tópico, já que tanto a Drama Queen quanto a Miranda J falaram disso nas dicas anteriores. Só irei enumerar aqui os que eu mais estou acostumada a ver.

1-     Nerd e Popular/ Bad Boy
2-     Garota Nova e Popular/ Bad Boy
3-     Secretária e Milionário
4-     Mulher Insegura/Submissa e Milionário
5-     Irmão e Irmã (adotados ou não)
6-     A Garota “Feia” e o Popular/ Bad Boy
7-     Garota do Starbucks e o seu Ídolo
8-     Garota Insegura e o Chefe da Máfia
9-     Irmão mais velho da protagonista e a melhor amiga da protagonista
10-  Melhor amigo do protagonista e melhor amiga da protagonista


Perceberam que posso alongar essa lista, não é?

Pais

Também serei breve nesse tópico. E ele não vale apenas para as autoras de romance. Vale para todos. Pelo amor de Deus. Pais existem. Eles reparam que horas o filho chegou e o estado em que estava. Eles não viajam a cada meia hora. Eles não servem apenas para te dar dinheiro (que para alguns personagens parece ser infinito), cozinhar e lavar. Em algumas fics, eles são o motivo para que os protagonistas se mudem. Se esforcem para dizer o por quê.

E para quem escreve incesto (eu disse que a vez de vocês chegaria), os pais – tanto na vida real quanto nas fics – reparam sempre quando á algo errado. Acho que ele iria notar um minúsculo sinal que fosse de que seus filhos estão “se pegando”, certo? Ah, claro, se eles não viajarem demais.

Sentimentos:

Por que odiar?

Esse é um assunto que frustra algumas pessoas. A velha relação de ódio/amor. Personagens que acabaram de se conhecer e no parágrafo seguinte já estão fazendo ameaças de morte.

Hã? O que eu perdi?

Tem que ter um motivo para isso. E diante de coisas que eu vejo, tem que ser um motivo muito bom. Uma dica que eu daria, seria trabalhar no foco do ódio antes de mostrá-lo devidamente. Assim daria mais fundamento ao sentimento.

Por que amar?

Repetindo o que eu disse lá em cima: amor se constrói baseando-se na confiança. É impossível (no meu ponto de vista) amar alguém que acabou de conhecer. Existem motivos para amar essa pessoa. Ela estava ao seu lado sempre que precisava? Ela te entendia como ninguém mais? Ela me fez ver o lado com da vida que estava esquecido?

Mostre isso ao leitor.

Não me recordo se a Drama ou a Miranda disse isso em outra dica, mas: Mafiosos não se apaixonam do nada depois de transarem com a garota virgem que por algum motivo inusitado se mudou para aquela cidade. E eles também não vão mudar do dia pra noite.

Por que desejar?

Essa vai para as autoras das fics adultas. Uma das coisas que é bastante cobrado é a descrição. Já que o amor não é muito o foco e sim a atração, tem que mostrar o que fez seus personagens se desejarem e as reações que seus corpos tiveram. Boca seca, mãos levemente soadas, pele quente. Vale tudo isso. Não morda tanto o lábio inferior, ok?

Ah, sim. Só porque a história tem hentai, não significa que os personagem tem que ir para a cama a cada nanosegundo ou no segundo capítulo da fic. Crie circunstância em que eles cheguem bem perto dos finalmente e recue. Imprevistos acontecem, certo? E conteúdo é bem recebido.

E, gente, os pobres amam, ok? Parece que apenas os multimilionário tem direito de ter sua alma gêmea. Foque nas pessoas mais humildes, as que não têm mansões, carros particulares, nem mordomos. Os que trabalham para se sustentar porque precisam. E eles também têm uma vida sexual ativa.

Beijo:

Ah, minha parte favorita. Os beijos são o auge dos romances e podem acontecer de maneiras diferentes e inesperadas. Eu sou do tipo que gosta que esse momento demore a chegar, assim autora terá chance de criar o clima perfeito e mostrar o motivo daquele beijo estar acontecimento e os sentimentos que virão a tona.

Implícito:

O beijo implícito é aquele que tem mais enfoque nos sentimentos do que no ato em si. É bom para quem está começando, por não ter que detalhar tudo o que acontece e acabar escrevendo: “nossas línguas entraram em uma batalha...”. Se você não é bom com a descrição física, se concentre nos sentimentos e nos pensamentos.

“E quando nossos lábios se tocaram, tudo o que pude perceber era o mundo se dissolvendo em nada e me levando em um tornado de emoções. Aquilo era o que eu queria. O que eu precisava. Era ele. Meu tudo era ele. E aquele beijo apenas serviu para que meu coração tivesse essa certeza.”

Um pequeno exemplo. Lembrem-se: Esse é o beijo dos protagonista já apaixonados e com capítulos avançados na história.

“Ele me beijou e tenho que admitir que meu primeiro pensamento foi de recuar. Aquela simplesmente não era eu. Eu não beijava desconhecidos. Eu não me aproximava de desconhecidos. Só que quando percebi estava...cedendo. E a pior parte? Não me arrependia nenhum pouco.”

Outro exemplo. Quando o beijo não é com o protagonista, os sentimentos são um pouco embaçados pelos pensamentos.

Explícito:

Diferente do implícito, o explícito se foca um pouco mais no contato físico do que nos sentimento dos personagens. É bastante usado nas fics adultas por vir antes do envolvimento carnal (nossa, me senti minha avó falando isso).

“Seu corpo se pressionou no meu e tudo dentro de mim começou a esquentar. Seus lábios pousaram castamente por cima dos meus, como se hesitassem. Guiei minhas mãos até os seus cabelos, indicando que eu queria que continuasse. Entreabri os lábios, deixando que sua língua tocasse a minha e fizesse meu coração disparar com a adrenalina que corria em meu sangue. Era doce. Era quente. Era ele.”

Perceberam a diferença? Basta decidir qual você quer usar.

Hentai
Antes de ir para essa parte, quero dizer que todos somos grandinhos para saber que hentai se trata de sexo hétero. Então, se você não quer ler sobre isso, pare de ler a partir de agora. Aviso dado.

Histórias adultas se tornaram o novo “vampiro” da atualidade. Todas querem ter uma cena dessas em sua fic, mas não sabem por onde começar. Irei dividir do mesmo jeito que fiz com a parte do beijo e dar exemplo. Novamente, se não quiser ler sobre esse assunto PARE AGORA!

Implícito

É como no beijo, onde você irá focar mais nos sentimentos e nos pensamentos do que no ato em si. É mais usado em história com classificações de +16 e é bom para quem está começando e não sabe como fazer.

“Quando me vi totalmente exposta diante de seu olhar, não senti medo. Nem apreensão. Nem aqueles sentimentos que insistiam em me atormentar. Pela simples concepção de que nos pertencíamos. Éramos um só, como um encaixe perfeito que eu não teria com mais ninguém. Naquele momento, não estava apenas entregando o meu corpo. Estava entregando o meu coração.”

Explícito

O problema em si de cenas de sexo explícito é o palavreado. Geralmente as histórias que as acompanham vem recheadas de palavrões e palavras chulas que se remetem á intimidade feminina. Controle isso. Já ouviu falar de: Sexy sem ser vulgar. ? É exatamente esse caso. Nem irei escrever as palavras que acho vulgares por ter vergonha disso. Sim, eu tenho vergonha dessas palavras. Na verdade, nem é vergonha. Ta mais para degradante.

Cuidado com isso.

“Ele me empurrou na cama e sorriu, caminhando lentamente na minha direção como um lobo estudando sua presa perfeita. Seu abdômen exposto fez com que minha respiração ficasse arfante e – por mais que estivesse ventando lá fora – sentia calor. Muito calor. Ele parou na beira da cama e sua mão deslizou por minha coxa, deixando um rastro em minha pele. E quando seus dedos alcançaram a minha intimidade, tudo o que pude fazer foi gemer.”

Antes de finalizar a postagem – porque está enorme – quero dizer mais umas coisas sobre hentai:

  • A primeira vez não é um mar de rosas, ok? A garota sente dor – e nem todas sangram.
  • O casal não tem orgasmo junto na primeira vez que transa. Demora um bom tempo até que seus corpos entrem em sintonia.
  • Ninguém transa mil vezes em um dia.
  • Mulheres demoram muito mais para ter orgasmo do que homens, mas se recuperam mais rápido.
  • E existem mulheres que nem tem orgasmos. 30% da população mundial, par ser mais exata.
  • Nem todas as mulheres são submissas.
  • Pesquise sobre BDSM antes de escrever sobre.
  • Mesmo sendo história, camisinha, por favor.


Então, é só, kkk. Ficou bastante grande, mas acho que consegui dizer tudo. Se quiserem falar sobre algo que escrevi, comentem em baixo. E boa sorte com seu romance.
— Por Nynna Days
Em 14/10/2014 (KF)

2 comentários: