segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Dicas: Doenças mentais e distúrbios de personalidade

Olá pessoal, aqui estou eu com mais uma dicas aprovada pela maravilhosa Nynna Days, nossa administradora de dicas, e o que eu preparei para hoje é um assunto que eu sei muito bem. São as doenças mentais e distúrbios de personalidades e, acreditem em mim, pessoas estão pecando nesses assuntos!
Aqui eu irei explicar as doenças mentais que a maioria das pessoas usa, ou que eu já vi usando e errando, e também algum tratamento (isso existe para a maioria delas).

Esquizofrenia: É o famoso vozes na cabeça, mas não é só vozes não! Algumas pessoas veem pessoas reais e muitas vezes pode até tocar nela, mas que na realidade não estão ali. Existem remédios para impedir essas visões, mas o esquizofrênico acha que está bem e não toma! A não ser que alguém o obrigue.

Piromania: O nome deve te deixar intrigado, mas é na verdade bem simples: alguém que coloca fogo nas coisas e/ou tem uma paixão por fogo. Muitos incêndios criminosos são causados por eles, mas a piromania é rara então não coloquem todos os personagens assim.  O tratamento é terapia já que a pessoa não consegue controlar seus impulsos de iniciar um incêndio.

Cleptomania: Os cleptomaníacos roubam, mas eles não roubam bancos ou joias que valem milhões de dólares. Eles normalmente roubam coisas sem valor, como sabonete, pedaços de giz e etc. eu, por exemplo, tenho uma fic em que um dos personagens é cleptomaníaco e tem uma coleção de canetas roubadas, mas lembrando de que eles se sentem culpados quando roubam! O tratamento, assim como a piromania, é a terapia para controlar os impulsos de roubar.

Bipolaridade: Em muitas fanfics as/os personagens principais descrevem algum outro personagem como bipolar por estar feliz em um dia e bravo no outro, não está errado, mas também não está completamente certo. Muitas pessoas bipolares estão felizes em um momento e chorando no outro, às vezes no mesmo dia. O tratamento são remédios para controlar o humor, como antidepressivos.

Psicopatia: Esse distúrbio de personalidade é um dos mais associados a crimes na fanfics e séries atuais. A psicopatia é um comportamento antissocial e baixa empatia por outras pessoas. Pode ter sido causado por uma experiência traumática na infância e/ou adolescência (se for um adulto) e se a pessoa não controlar seus impulsos pode machucar alguém ou até mesmo matar.

Sociopatia: Apesar de muitas pessoas confundirem sociopatia com psicopatia, não é a mesma coisa. Sociopatas são manipuladores e fazem tudo para conseguir o que querem, e muitas vezes podem destruir a vida de alguém para conseguir isso. Muitas vezes eles matam, mas não com tanta frequência que os psicopatas.

Déficit de Atenção: Para quem leu Percy Jackson e os Olimpianos entende bem para que serve o DDA, mas no mundo dos mortais o DDA pode deixar várias crianças e adolescentes com problema na escola e na vida. O tratamento pode ser uma rotina bem rígida e alguns remédios.

Autismo: Um dos distúrbios de personalidade mais famosos no mundo, o autismo é mais complicado do que parece. Não é simplesmente a incapacidade de fazer amigos que categoriza os autistas, é também a incapacidade de sentir afetos por qualquer pessoa, até os pais, muitos autistas também não gostam de ser tocados e não falam com tanta frequência.


Espero que tenha ajudado! Os que não informam o tratamento é porque não existe nenhum. Beijos!



— Por Izzy Lessa
Em 28/02/2015 (KF)

2 comentários: