segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Dicas: Fanfics Policiais e Mistério

Oi, gente bonita. Aqui é a Izzy Lessa falando, sou designer de sinopse e estou em teste na Avaliação de Fanfic e algum tempo atrás eu fui beta. Depois de ver os pedidos nessas três categorias eu pedi para a nossa querida Clélia a autorização para criar uma nova seção dicas para as Fanfics Policiais e Mistério. Ela deixou eu fazer isso e aqui estou eu com o intuito de ajudar vocês.
Bom as Fanfics policiais são aquelas Fanfics que tem algo a ver com um bandido, assassino ou algo do tipo, resumidamente é a que tem uma investigação rolando. As Fanfics policiais algumas vezes tem o gênero mistério no meio, que eu particularmente adoro, e percebi que muitas pessoas tem cometidos alguns gafes na hora de fazer uma fic com este tema e eu estou aqui para ajudar vocês já que muitas ficwriters querem melhorar para terem muitos leitores.
Bom antes de mais nada eu quero avisar uma coisa pequena: Polícia existe, gente! Não dá para um mafioso ou um ladrão roubar um monte de dinheiro que ninguém vai ligar. Tem que ter uma investigação na história, nem que eles fechem o caso porque não conseguiram pegar o ladrão e não tem provas suficientes para acusar alguém, e uma personagem não pode ficar sem ligar para a polícia se alguma coisa errada está acontecendo mesmo que a pessoa que está fazendo o errado seja o grande amor dela, já vi muita gente morrendo em séries de tevê porque tentaram ligar para a polícia e o assassino não quis perder a liberdade (é uma boa ideia por isso em determinado momento da história), mas mesmo assim alguém nessa história tem que ser uma pessoa boa.
Outro problema que eu vejo bastante é que as pessoas só exploram um assunto policial, tenho quase certeza de que vocês já sabem qual é: a máfia. Sério, pessoal esse assunto já está ficando velho, não importa que a sua fic tem vários favoritos e centenas de comentários é clichê. Formação de quadrilha (máfia) não é o único crime não, existem outros como perseguição, assassinato, roubo, sequestro, estupro e tem até lei sobre correr pelado no meio da rua! Okay, provavelmente ninguém vai correr nu na rua, mas a máfia já está ficando batido. E o pessoal não ser preso também gente, o FBI (assumindo que seu personagem more nos EUA como a maioria) faz um monte de investigações super secretas para acabar com esse negócio e o seu personagem termina vivendo livre e feliz para sempre? Eu acho que não.
Bom outra coisa que me irrita um pouco é como tal personagem é revelado como o mal. Muita gente revela de uma maneira meio tosca e normalmente é aquele personagem misterioso e maldoso e que você nem precisava ler a fic para ter certeza de que ele era o assassino ou o ladrão. Façam um pouco de mistério, eu fiz isso em uma fic e os leitores quase me mataram enquanto eu não revelava o assassino da menina. Se a sua fic for em terceira pessoa, eu aconselho você a fazer uma pequena demonstração do criminoso usando pronomes. Exemplo:

"Ele sorriu olhando as fotos de Maria. Ela seria a próxima vítima, a vítima que ele tanto queria, a vítima que ele tanto amava. Enquanto estava coberto de sangue da última garota, ele sorriu, pegou a arma na mesa a seu lado e deu um tiro na garota que chorava de dor a matando."

Exemplo na hora da revelação:

"Ele examinou as facas até que encontrou sua preferida. Sorriu mostrando os dentes e jogou a cabeça para trás enquanto soltava uma risada maldosa. Quando ele olhou para a frente se olhou no pequeno espelho que havia em seu porão. Graças à luz, o rosto de Marcos Henrique foi refletido ali."

Terminar um capítulo assim é uma escolha ótima e deixa um gostinho de quero mais no leitor, demorar a revelar o assassino também, mas se você quiser revelar o criminoso logo de cara e ainda quiser deixar um mistério não diga o que essa pessoa fez, façam com que a personagem principal ouça uma conversa, mas não inteira e pode acabar ouvindo uma palavra em especial, exemplo: casa ou garotinha e quando fala essa palavra para o criminoso ele fica completamente transtornado ou alguma coisa do tipo deixando tanto protagonista quanto leitor curiosos, claro que isso fica a sua escolha, mas isso prenderia muitos leitores incluindo eu.

Corrupção também é uma boa escolha, mas não adiantar ficar xingando o governo atual na fic porque isso pode acarretar briga entre os leitores e você. Não existe corrupção apenas na política, existe na polícia também e muitas vezes é por isso que vários criminosos vão presos, por causa da propina, mas usar isso como tática para fugir da cadeia para sempre pode não funcionar porque nem todos os policiais são corruptos e algum policial honesto vai acabar prendendo o criminoso.
Perseguição é um dos assuntos que eu mais gosto numa fic. Normalmente isso acontece com um homem perseguindo uma mulher, mas pode ser ao contrário e tudo bem um homem perseguir um homem e uma mulher perseguir uma mulher (sem preconceito gente!), mas este pode ser um assunto muito difícil para quem não sabe como começar. Normalmente o perseguidor tira fotos do perseguido o tempo todo e faz montagens com um programa no computador para, por exemplo: parecer que eles estão se beijando, andando de mãos dadas ou algo do tipo (assumindo que é uma perseguição pela atração sexual). Existe outros tipos de perseguição, mas essa é a mais comum e uma das mais fáceis na hora de fazer. Vale lembrar que o perseguidor tem um sentimento de posse sobre o perseguido, é o tal: "Se eu não posso te ter, ninguém mais terá"
Bom como eu não posso ficar muito aqui, eu gostaria de lembrar para prender leitores terminem alguns capítulos (não todos porque pode ficar chato) no clímax da história para que eles sejam obrigados a ler o próximo e se tiverem alguma dúvida e que queiram tirar comigo o meu ask está lá na página da Staff assim como meu Nyah e SS. Qualquer outra dúvida o ask do Kat é este aqui e a Clélia e a Drama estão aptas a responder.
Beijos,
Izzy Lessa
— Por Izzy Lessa
Em 22/12/2014 (KF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário