quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dicas: Uso dos porquês

Hey, minha primeira postagem em dicas. <3 Bom, direto ao assunto, notei que muita gente têm dificuldade em utilizar os porquês, espero que eu consiga ajudar com este post. Ok, vamos começar...

Os porquês separados são usados em perguntas.
Os porquês juntos são usados em respostas.

Estas duas pequenas frases que usei a cima já resumem quase tudo, porém, irei explicar como usar cada um dos porquês.

Por que: usado em perguntas (começo e meio de frase).
Por quê: usado em perguntas (fim de frase).

Porque: usado em respostas (começo e meio de frase).
Porquê: bom, este é mais complicado, ele tem o mesmo significado que motivo e/ou razão e deve ser sempre precedido do artigo (letra) "o". Se ele não for precedido do artigo "o" pode ser qualquer outro porquê, menos este.

Antes de encerrar, irei dar um exemplo de cada um dos porquês (na ordem em que foram apresentados):

"Por que você não foi ao teatro?"
"Não foi ao teatro, por quê?"

"Não fui porque minha mãe não deixou."
"Eu gostaria de saber o porquê (motivo ou razão) de você não ter ido ao teatro."

É isso, espero ter sido clara e objetiva, nunca fui muito boa em explicar. Qualquer dúvida é só deixar nos comentários. Obrigada por terem lido. <3

— Por Cam
Em 02/04/2015 (KF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário