quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dicas: Fuja das Modinhas

Título original: "Especial Três Anos de KF: Fuja das Modinhas!"
Cacetada, três anos? Caramba, que orgulho! <3

Hello, minhas gemstones! Como vocês estão? Ah, sim, eu estou muito bem, obrigada por perguntarem! Vocês são muito gentis, de verdade! Aqui estou eu, com uma missão importantíssima: Ajudar a você encontrar um caminho correto para a modinha, vulgo clichê, não te pegar! Mas o mapa que eu vou ajudar a vocês fazerem não é igual ao do Maroon 5, fiquem tranquilos. Até porque, o único mapa que eu iria fazer é um para chegar até a cama do Adam — WHT? Essa postagem será dividida em partes, para te ajudar a achar o melhor esconderijo contra esse monstro terrível que é a modinha.

Parte 1 — Traçando o objetivo.

Todo mapa tem que ter um objetivo. E o seu não é diferente! Para achar o esconderijo supremo e super-poderoso contra esse monstro é preciso pensar. Afinal, você não sabe onde essa ilha/harém/Céu das Fanfics fica então você precisa imaginar. Minha dica, é que você tente não se inspirar em outras fanfictions e nem em outros mapas. Seja original e trace o seu. Sim, a inspiração não vem da noite para o dia, e nem de segundo ao minuto. Mas quando uma situação da sua vida te inspirar, — ou até mesmo uma música, um personagem de livro, o jeito que o rio flui — não perca a chance! Pegue um papel, o celular e escreva a sua ideia pura. E depois a lapide. Pesquise para saber se ela é ou não muito usada, e se não for, PARABÉNS, VOCÊ CONCLUIU A PARTE 1!

Parte 2 — Esqueça mapas alheios.

Como eu escrevi anteriormente, esqueça mapas e ideias alheias. Se você quer fugir das modinhas e talvez criar uma nova, precisa se concentrar apenas em si. Não, isso não é egoísta. É apenas uma maneira de não deixar nenhuma outra fanfiction te influenciar. Sempre temos aquela autora de fics preferida e queremos fazer tudo como ela: desde a formatação, até o jeito de escrever. Mas para ser original, você tem que estar se preocupando apenas com a sua ideia e não reparando no jeito que as pessoas escrevem. Claro, devemos prestar atenção em algumas coisas ortográficas como “puxa, ela usa travessão!”, mas em certos pontos, como no enredo, devemos seguir sozinhos. Tendo alguém para nos ajudar, sim, mas criando ideias sem depender de nenhum enredo-base. Principalmente, se a sua fanfiction for sobre outro mundo. Ser original é muito importante, mas muitas pessoas não levam a sério.

Parte 3 — Planeje!

Não comece uma fanfiction de uma hora para outra. Se tem uma coisa que eu aprendi, é o planejamento. Uma fanfic sem uma base forte e sem um objetivo principal, são fáceis de serem desviadas do caminho certo. Para um mapa ser útil, ele precisa ter um objetivo principal. Se eu vou fazer um mapa, de uma viagem até a padaria da esquina, então meio termos não entram! Se é da minha casa até a padaria, então é da minha casa até a padaria. Sem parada para o lanche no Mc Donald’s. “Você leva comida de casa” — Mãe. Você pode até se desviar do caminho, desde que saiba como voltar e saiba como tirar vantagem desse desvio. Caso o contrário, não fuja do objetivo principal. Planeje sua fanfiction: capítulos, objetivos, etc. e siga aquilo. Seja direto (a).

Parte 4 — Mãos na massa!

Ah, minha parte preferida! Acho que vocês já sabem como eu amo digitar/escrever. Eu só não gosto mais de escrever, porque a minha letra é horrorosa! Por isso, eu amo de digitar. Muitos viajantes erram feio nessa parte. Gente, por favor, sem essa de “Ah, esqueci, deixe-me apresentar. Meu nome é Claire e eu sou brasileira...”. PLEASE, BITCH. Isso espanta o leitor. Sabe uma coisa que atrai eles que nem ímã? O travessão. A maioria dos leitores fica admirada, quando autor coloca travessão nos diálogos — o que na realidade é o certo, mas deixa para lá. Eu sei disso, porque eu sou assim! Fanfictions bem formatadas tendem a me conquistar com mais facilidade. E sei que não sou a única que pensa desse jeito. Existem muitos leitores que são assim como a mim, e muitos deles são aqueles que fazem comentários enormes — todo autor sonha com isso <3. Entretanto, caso você tenha dúvidas com a ortografia e gramática, não deixe de ler artigos sobre regras de Português e dicas sobre fanfictions. Ou mesmo procure uma beta-reader! Nunca deixe o orgulho te cegar e fazer-te pensar que “sou demais, não preciso de ajuda!”. Todos nós precisamos de ajuda, e quando você admitir isto para si, estará pronto para a ÚLTIMA PARTE!

Parte 5 — O Céu das Fanfic’s! (Mas cuidado para não descer ao andar inferior).

Finalmente! Passou por muitas coisas, não é mesmo? Depois de pensar, planejar, ler e pensar novamente, você conseguiu chegar ao tão sonhado lugar das Fanfic’s! O Céu/Harém/Ilha com o Adam Levigne de brinde, deitado em uma mesa grande cheia de frutas e uma placa, que nem aquela que estava no Altestrudel, escrita: “Coma-me”! Agora, é a parte que você joga tudo para o alto e diz: “Dane-se tudo, fica comigo Adam!”. Opa, opa, opa, volta a fita. Como assim? Dane-se tudo? ‘Cê tá maluca? Quer jogar toda a sua história planejada para os ares, assim? Claro que não, WAKE UP TO LIFE! Você precisa continuar seguindo o seu mapa, mesmo no Céu/Harém/Ilha das Fanfic’s. Você não quer receber críticas negativas, não é? A responsabilidade é ideal, se você não quiser descer para o andar debaixo — o lugar onde a Modinha tem chifres e um rabinho asqueroso. Continue planejando e pensando e aprendendo. Você só vai poder deixar o Adam adoçar a sua vida, quando a sua fanfiction estiver terminada. Ahá, isso mesmo! Tenha responsabilidade e foco. Porém nas horas vagas, pode deixar ele te caçar e te comer viva, ha-ha!

Espero que tenham gostado! E espero que entendam, de verdade. Caso não, me mandem um e-mail, com o título desta postagem e perguntando o que quiserem, apenas com aquele o respeito básico que everybody likes. O meu e-mail está na página da staff. Só procurar a minha assinatura lá! Beijos e até a próxima — e não se esqueçam de comentar, seus danadinhos! PAKSOAKS

— Por Amethyst
Em 20/04/2015 (KF)

3 comentários: