sábado, 17 de outubro de 2015

Dicas: SOS! Regência Verbal

Hey, guys, Drama Queen aqui. Normalmente as dicas de escrita são com a Alanys, mas achei por bem trabalhar essa área em especial: regência verbal. É, sem dúvidas, uma das áreas mais difíceis de gramática, pois somente o tempo e leitura são capazes de corrigir os erros.
E estou aqui para acelerar esse processo.
Definição: Dá-se o nome de regência verbal à relação de subordinação que ocorre entre um verbo e seus complementos. Ocupa-se em estabelecer relações entre as palavras, criando frases não ambíguas, que expressem efetivamente o sentido desejado, que sejam corretas e claras.
Poxa, Queen, tem como explicar melhor?

Bom, resumidamente, conhecer regência verbal é sabe se tal verbo exige — e, em caso positivo, qual é — preposição em seus complementos. Exemplo: o verbo doar.
Ele doou algumas roupas velhas ao hospital.
Notem que a frase apresenta dois objetos: “algumas roupas velhas” e “ao hospital”.
O primeiro objeto é direto: não apresenta preposição; o segundo, indireto: apresenta a preposição “a”. Com isso, podemos afirmar que se trata de um verbo transitivo direto e indireto, cujo objeto indireto exige a preposição “a”.

Alguns verbos, porém, mudam de significado de acordo com a regência. Exemplo:
“A mãe agrada o filho.” Nesse caso, agradar significa acariciar.
“A mãe agrada ao filho.” Nesse outro, agradar significa "causar agrado ou prazer", satisfazer.
Outro exemplo:
“Cheguei ao metrô.” Indica que você chegou ao lugar “metrô”, à estação.
 “Cheguei no metrô.” Equivale à oração “Cheguei de metrô.”, ou seja, o meio de transporte utilizado para chegar à determinado lugar.
1) Verbos intransitivos: Os verbos intransitivos não possuem complemento. É importante, no entanto, destacar alguns detalhes relativos aos adjuntos adverbiais que costumam acompanhá-los.
a) Chegar, Ir: Normalmente vêm acompanhados de adjuntos adverbiais de lugar. Na língua culta, as preposições usadas para indicar destino ou direção são: a, para. Exemplos:
Fui ao teatro.
Ricardo foi para a Espanha.
Obs.: "Ir para algum lugar" enfatiza a direção, a partida." Ir a algum lugar" sugere também o retorno.

b) Comparecer: O adjunto adverbial de lugar pode ser introduzido por em ou a. Por Exemplo:
Comparecemos ao estádio (ou no estádio) para ver o último jogo.
2) Verbos transitivos diretos: Os verbos transitivos diretos são complementados por objetos diretos. Isso significa que não exigem preposição para o estabelecimento da relação de regência. Ao empregar esses verbos, devemos lembrar que os pronomes oblíquos o, a, os, as atuam como objetos diretos. Esses pronomes podem assumir as formas lo, los, la, las (após formas verbais terminadas em -r, -s ou -z) ou no, na, nos, nas (após formas verbais terminadas em sons nasais), enquanto lhe e lhes são, quando complementos verbais, objetos indiretos.
São verbos transitivos diretos, dentre outros: abandonar, abençoar, aborrecer, abraçar, acompanhar, acusar, admirar, adorar, alegrar, ameaçar, amolar, amparar, auxiliar, castigar, condenar, conhecer, conservar,convidar, defender, eleger, estimar, humilhar, namorar, ouvir, prejudicar, prezar, proteger, respeitar, socorrer, suportar, ver, visitar.
Na língua culta, esses verbos funcionam exatamente como o verbo amar:

Amo aquele rapaz. / Amo-o.
Amo aquela moça. / Amo-a.
Amam aquele rapaz. / Amam-no.
Ele deve amar aquela mulher. / Ele deve amá-la.

Obs.: os pronomes lhe, lhes só acompanham esses verbos para indicar posse (caso em que atuam como adjuntos adnominais). Exemplos:
Quero beijar-lhe o rosto. (= beijar seu rosto)
Prejudicaram-lhe a carreira. (= prejudicaram sua carreira)
   3) Verbos Transitivos Indiretos: Os verbos transitivos indiretos são complementados por objetos indiretos. Isso significa que esses verbos exigem uma preposição para o estabelecimento da relação de regência. Os pronomes pessoais do caso oblíquo de terceira pessoa que podem atuar como objetos indiretos são lhe, lhes (ambos para substituir pessoas). Não se utilizam os pronomes o, os, a, as como complementos de verbos transitivos indiretos. Com os objetos indiretos que não representam pessoas, usam-se pronomes oblíquos tônicos de terceira pessoa (ele, ela) em lugar dos pronomes átonos lhe, lhes. Os verbos transitivos indiretos são os seguintes:
a) Consistir: Tem complemento introduzido pela preposição "em". Por Exemplo:
A modernidade verdadeira consiste em direitos iguais para todos.

b) Obedecer e Desobedecer: Possuem seus complementos introduzidos pela preposição "a". Por Exemplo:
Devemos obedecer aos nossos princípios e ideais.
Eles desobedeceram às leis do trânsito.

c) Responder: Tem complemento introduzido pela preposição "a". Esse verbo pede objeto indireto para indicar "a quem" ou "ao que" se responde. Por Exemplo:
Respondi ao meu patrão.
Respondemos às perguntas.
Respondeu-lhe à altura.

d) Simpatizar e Antipatizar: Possuem seus complementos introduzidos pela preposição "com". Por Exemplo:
Antipatizo com aquela apresentadora.
Simpatizo com os que condenam os políticos que governam para uma minoria privilegiada.
4) Verbos Transitivos Diretos OU Indiretos:    Há verbos que admitem duas construções, uma transitiva direta, outra indireta, sem que isso implique modificações de sentido. Dentre os principais, temos:
Abdicar: Abdicou as vantagens do cargo. / Abdicou das vantagens do cargo.

Acreditar: Não acreditava a própria força. / Não acreditava na própria força.

Almejar: Almejamos a paz entre as nações. / Almejamos pela paz entre as nações.

Ansiar: Anseia respostas objetivas. / Anseia por respostas objetivas.

Anteceder: Sua partida antecedeu uma série de fatos estranhos. / Sua partida antecedeu a uma série de fatos estranhos.

Atender: Atendeu os meus pedidos. / Atendeu aos meus pedidos.

Atentar: Atente esta forma de digitar. / Atente nesta forma de digitar. / Atente para esta forma de digitar.

Cogitar: Cogitávamos uma nova estratégia. / Cogitávamos de uma nova estratégia. / Cogitávamos em uma nova estratégia.

Consentir: Os deputados consentiram a adoção de novas medidas econômicas. / Os deputados consentiram na adoção de novas medidas econômicas.

Deparar: Deparamos uma bela paisagem em nossa trilha. / Deparamos com uma bela paisagem em nossa trilha.

Gozar: Gozava boa saúde. / Gozava de boa saúde.

Necessitar: Necessitamos algumas horas para preparar a apresentação. / Necessitamos de algumas horas para preparar a apresentação.

Preceder: Intensas manifestações precederam a mudança de regime./ Intensas manifestações precederam à mudança de regime.

Presidir: Ninguém presidia o encontro. / Ninguém presidia ao encontro.

Renunciar: Não renuncie o motivo de sua luta. / Não renuncie ao motivo de sua luta.

Satisfazer: Era difícil conseguir satisfazê-la. / Era difícil conseguir satisfazer-lhe.

Versar: Sua palestra versou o estilo dos modernistas. / Sua palestra versou sobre o estilo dos modernistas.
5) Verbos Transitivos Diretos E Indiretos: Os verbos transitivos diretos e indiretos são acompanhados de um objeto direto e um indireto. Merecem destaque, nesse grupo: Agradecer, Perdoar e Pagar. São verbos que apresentam objeto direto relacionado a coisas e objeto indireto relacionado a pessoas. Veja os exemplos:
Agradeço aos ouvintes [OI] a audiência. [OD]
  Cristo ensina que é preciso perdoar o pecado [OD] ao pecador [OI].
Paguei o débito [OD] ao cobrador [OI].

Legenda: [OI] indica que o termo anterior é objeto indireto; [OD], objeto direto.

O uso dos pronomes oblíquos átonos deve ser feito com particular cuidado:
Agradeci o presente. / Agradeci-o.
Agradeço a você. / Agradeço-lhe.
Perdoei a ofensa. / Perdoei-a.
Perdoei ao agressor. / Perdoei-lhe.
Paguei minhas contas. / Paguei-as.
Paguei aos meus credores. / Paguei-lhes.

Observação: Com os verbos agradecer, perdoar e pagar a pessoa deve sempre aparecer como objeto indireto, mesmo que na frase não haja objeto direto. Veja os exemplos:
A empresa não paga aos funcionários desde setembro.
Já perdoei aos que me acusaram.
Agradeço aos eleitores que confiaram em mim.

Outros verbos: 

a) Informar: Apresenta objeto direto ao se referir a coisas e objeto indireto  ao se referir a pessoas, ou vice-versa. Por Exemplo:
Informe os novos preços aos clientes.
Informe os clientes dos novos preços. (ou sobre os novos preços)
Na utilização de pronomes como complementos, veja as construções:
Informei-os aos clientes. / Informei-lhes os novos preços.
Informe-os dos novos preços. / Informe-os deles. (ou sobre eles)
Obs.: a mesma regência do verbo informar é usada para os seguintes:  avisar, certificar, notificar, cientificar, prevenir.

b) Comparar: Quando seguido de dois objetos, esse verbo admite as preposições "a" ou "com" para introduzir o complemento indireto. Por Exemplo:
Comparei seu comportamento ao (ou com o) de uma criança.

c) Pedir: Esse verbo pede objeto direto de e indireto de pessoa. Por Exemplo:
Pedi favores a ele.
Pedi-lhe que mantivesse em silêncio.
Observação: A construção "pedir para", muito comum na linguagem cotidiana, deve ter emprego muito limitado na língua culta. No entanto, é considerada correta quando a palavra licença estiver subentendida. Por Exemplo:
Peço (licença) para ir entregar-lhe os catálogos em casa.

d) Preferir: Na língua culta, esse verbo deve apresentar objeto indireto introduzido pela preposição "a". Por Exemplo:
Prefiro qualquer coisa a abrir mão de meus ideais.
Prefiro trem a ônibus.
Obs.: na língua culta, o verbo "preferir" deve ser usado sem termos intensificadores, tais como: muito, antes, mil vezes, um milhão de vezes, mais. A ênfase já é dada pelo prefixo existente no próprio verbo (pre).
6) Mudança de Transitividade versus Mudança de Significado: Há verbos que, de acordo com a mudança de transitividade, apresentam mudança de significado. O conhecimento das diferentes regências desses verbos é um recurso linguístico muito importante, pois além de permitir a correta interpretação de passagens escritas, oferece possibilidades expressivas a quem fala ou escreve. Dentre os principais, estão:
a) AGRADAR: 

I) Agradar é transitivo direto no sentido de fazer carinhos, acariciar. Por Exemplo:
Sempre agrada o filho quando o revê. / Sempre o agrada quando o revê.
Cláudia não perde oportunidade de agradar o gato. / Cláudia não perde oportunidade de agradá-lo.

II) Agradar é transitivo indireto no sentido de causar agrado a, satisfazer, ser agradável a. Rege complemento introduzido pela preposição "a". Por Exemplo:
O cantor não agradou aos presentes.
O cantor não lhes agradou.

b) ASPIRAR: 

I) Aspirar é transitivo direto no sentido de sorver, inspirar (o ar), inalar. Por Exemplo:
Aspirava o suave aroma. (Aspirava-o.)

II) Aspirar é transitivo indireto no sentido de desejar, ter como ambição.  Por Exemplo:
Aspirávamos a melhores condições de vida. (Aspirávamos a elas.)

Obs.: como o objeto indireto do verbo "aspirar" não é pessoa, mas coisa, não se usam as formas pronominais átonas "lhe" e "lhes" e sim as formas tônicas "a ele (s)", " a ela (s)".

c) ASSISTIR: 

I) Assistir é transitivo direto no sentido de ajudar,  prestar assistência a, auxiliar. Por Exemplo:
As empresas de saúde negam-se a assistir os idosos.
As empresas de saúde negam-se a assisti-los.

II) Assistir é transitivo indireto no sentido de ver, presenciar, estar presente, caber, pertencer. Exemplos:
Assistimos ao documentário.
Não assisti às últimas sessões.
Essa lei assiste ao inquilino.

Obs.: no sentido de morar, residir, o verbo "assistir" é intransitivo, sendo acompanhado de adjunto adverbial de lugar introduzido pela preposição "em". Por Exemplo:
Assistimos numa conturbada cidade.

d) CHAMAR:

I) Chamar é transitivo direto no sentido de convocar, solicitar a atenção ou a presença de. Por exemplo:
Por gentileza, vá chamar sua prima. / Por favor, vá chamá-la.
Chamei você várias vezes. / Chamei-o várias vezes.

II) Chamar no sentido de denominar, apelidar pode apresentar objeto direto e indireto. Exemplos:
A torcida chamou o jogador mercenário.
A torcida chamou ao jogador mercenário.
A torcida chamou o jogador de mercenário.
A torcida chamou ao jogador de mercenário.

e) CUSTAR: 

I) Custar é intransitivo no sentido de ter determinado valor ou preço, sendo acompanhado de adjunto adverbial. Por exemplo:
Frutas e verduras não deveriam custar muito.

II) No sentido de ser difícil, penoso pode ser intransitivo ou transitivo indireto. Por exemplo:
Custa-me (a mim) crer que tomou realmente aquela atitude.
        
Obs.: a Gramática Normativa condena as construções que atribuem ao verbo "custar" um sujeito representado por pessoa. Observe o exemplo abaixo:
Custei para entender o problema. 
Forma correta: Custou-me entender o problema.

f) IMPLICAR: 

I) Como transitivo direto, esse verbo tem dois sentidos: 
(1) Dar a entender, fazer supor, pressupor. Por exemplo:
Suas atitudes implicavam um firme propósito.
(2) Ter como consequência, trazer como consequência, acarretar, provocar. Por exemplo:
Liberdade de escolha implica amadurecimento político de um povo.

II) Como transitivo direto e indireto, significa comprometer, envolver. Por exemplo:
Implicaram aquele jornalista em questões econômicas.

Obs.: no sentido de antipatizar, ter implicância, é transitivo indireto e rege com preposição "com". Por Exemplo:
Implicava com quem não trabalhasse arduamente.

g) PROCEDER:

I) Proceder é intransitivo no sentido de ter fundamento ou agir. Nessa segunda acepção, vem sempre acompanhado de adjunto adverbial de modo. Exemplos:
As afirmações da testemunha procediam, não havia como refutá-las.
Você procede muito mal.

II) Nos sentidos de ter origem ou dar início é transitivo indireto. Exemplos:
O avião procede de Maceió.
Procedeu-se aos exames.
O delegado procederá ao inquérito.

h) QUERER:

I) Querer é transitivo direto no sentido de desejar, ter vontade de, cobiçar. Por exemplo:
 Querem melhor atendimento.
Queremos um país melhor.

II) Querer é transitivo indireto no sentido de ter afeição, estimar, amar. Exemplos:
Quero muito aos meus amigos.
Ele quer bem à linda menina.
Despede-se o filho que muito lhe quer.

i) VISAR:

I) Como transititvo direto, apresenta os sentidos de mirar, fazer pontaria e de pôr visto, rubricar. Por Exemplo:
O homem visou o alvo.
O gerente não quis visar o cheque.

II) No sentido de ter em vista, ter como meta, ter como objetivo, é transitivo indireto e rege a preposição "a". Exemplos:
O ensino deve sempre visar ao progresso social.
Prometeram tomar medidas que visassem ao bem-estar público.


Bom, pessoal, por hoje é só. Caso tenham dúvidas sobre a regência de algum verbo não citado, é só pesquisar no Google: regência do verbo tal. Não se esqueçam de conferir o significado de acordo com cada regência! Espero ter ajudado.

— Por Drama Queen
Em 10/07/2014 (KF)

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