quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dicas: Como usar o “para mim” e “para eu” e a diferença entre “mal” e “mau”

Ei gente! Eu sou a Amethyst, avaliadora aqui do blog e essa é a minha primeira postagem de dicas! Uau, estou um pouco nervosa.
Hoje, eu vou dar uma dica que pode te ajudar muito, tanto no seu dia-a-dia quanto para a ortografia das suas fanfictions: Como usar o “para mim” e “para eu” e a diferença entre “mau” e “mal”. Leia a frase, a seguir, e responda mentalmente se ela está certa ou não. No final da postagem, estarei revelando se ela está (ou não) correta.

“Meu pai pediu para mim pegar a caneta dele, que está em cima do sofá. Ele é tão mal!”

Explicações

“Para eu”, será usado quando o “eu” estiver fazendo papel de sujeito. Simplificando: quando ele estiver acompanhado de um verbo no infinitivo (terminado em r), denotando uma ação.
Ex.: Cecília pediu para eu anotar a revisão de Português.

“Para mim”, será utilizado quando estiver fazendo o papel de objeto indireto. Ou seja, completando o sentido do verbo com uma preposição (para, de, com, etc.). Neste caso, a preposição “para” está auxiliando o complemento do verbo.
Ex.: Roberto não telefonou para mim.


“Mau” é um adjetivo, o contrário de “bom”.
Ex.: Pensei que este tubarão-tigre fosse bom. Mas ele é mau!


“Mal” é bipolar e tem vários sentidos. Ele pode ser: — advérbio de modo: usado como contrário de bem. — Substantivo: com sentido de doença, tristeza, desgraça, tragédia. — Conjunção temporal: com o sentido de quando.
Exemplos:
Ela é tão mal em Matemática (advérbio de modo).
Dei uma maçã estragada à minha professora e ela passou mal (substantivo).
Mal dormi, o despertador tocou (conjunção temporal).


Agora que você já aprendeu todas essas dicas, responda de novo se a frase, anteriormente colocada, está certa ou errada.

“Meu pai pediu para mim pegar a caneta dele, que está em cima do sofá. Ele é tão mal!”

Claro que não, não é? Não é “para mim pegar” e sim “para eu pegar”, pois “eu” é sujeito. E “ele não é tão bem” para ser “tão mal”. Ele é “tão mau” que não pode ser “tão bom” — momento bugue total, HEUEHEUH.

Espero que vocês tenham gostado da postagem e se divertido também — eu sei que não sou tão boa com piadas, mas fazer o que não é? KKK.

Quaisquer dúvidas apenas comentem!
Um abraço,
Tia Ames AHSUAHSU.
— Por Amethyst
Em 18/04/2015 (KF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário