sábado, 17 de outubro de 2015

Dicas: Fanfics do gênero colegial


Hey, buddies! Como vão?
Aqui é a Marcy, uma das maravilhosas designers disponíveis na categoria de Betagem!
Ultimamente eu não tenho atendido a pedidos porque eu estava ausente. Entretanto – como eu bem disse quando conversava com a Clélia –, "para fechar a minha ausência com chave de ouro", aqui estou eu, de acordo com a devida permissão, para dar uma série de dicas que espero que sejam úteis para vocês e suas fanfictions!
Bom, como sou o tipo de pessoa que tem mais gosto e costume de escrever/ler fanfics de colegial. Então, acho que esse é um dos poucos gêneros no qual eu tenha segurança ao dar dicas à vocês.
Então, dividirei as dicas em tópicos, para que a leitura não fique muito cansativa.
O PRIMEIRO CAPÍTULO
Na maioria das vezes, as fics que se passam no Ensino Médio começam do mesmo jeito de sempre:
Acordei com a droga do despertador tocando tal música. Odeio a minha escola, odeio acordar cedo e vou tomar um banho. Me troco, tomo café da manhã e saio de casa com o meu Audi R8.
Tudo bem, não é exatamente assim que as fanfics de colegial começam, mas é só um resumo geral das vinte primeiras linhas desse tipo de história.
Não quero criticar quem quer que escreva desse jeito o primeiro capítulo. Admito que não é fácil iniciar um primeiro capítulo, e normalmente, é essa a primeira ideia que nos vem à mente. E sim, é claro que você consegue ter uma fanfiction de colegial promissora com esse tipo de início.
Então, um conselho:
Destaque algo em especial no primeiro capítulo.
Uma vez, eu li uma fanfic com um início parecido, e gostei bastante do jeito com o qual ela escreveu o começo. Usou o mesmo “acordei com o despertador tocando”, mas o resto foi de uma forma diferente. A principal se aprontou para o colégio e desceu, mas se envolveu em uma conversa com seus pais, sobre algum evento que aconteceria alguns dias após aquele. Isso, de certa forma, me estimulou a continuar lendo, porque fiquei pensando: “se mencionaram isso, deve ser importante, então o que vai acontecer?”.
Então, a primeira dica é, basicamente: chamar a atenção do leitor, cativá-lo a continuar lendo e esperar que ele goste da história.
E esse “acordei e blá-blá-blá” também não é o único jeito de começar uma história desse gênero. A principal pode estar em uma festa, ou a caminho do colégio, ou ter sido acordada de alguma outra forma que não fosse pelo despertador, ou em algum outro evento essencial para a história e até mesmo no meio da sala de aula.
Tenho uma amiga que só iniciava suas histórias no meio de uma confusão, e ao longo do capítulo, ia explicando tudo. Essa também é uma boa maneira de iniciar uma fanfic. Isso chama a atenção do leitor, atiça sua curiosidade. Assim, ele continua a ler, procurando por mais informações. Mas tome cuidado para não escrever um texto sem sentido: ao longo dos acontecimentos, vá explicando tudo, para que quem quer que esteja lendo não se confunda demais.
Mas, além de persuadir a leitora a continuar acompanhando a história, você tem que dar sentido à ela. Tem que deixar tudo bem claro, e terminar o primeiro capítulo de uma forma que não só instigue sua curiosidade, mas também dê sentido à um novo capítulo.
O que nos leva ao próximo tópico.
EXPLICAR É A BASE DE TUDO
Afinal, não adianta você iniciar uma fanfic com um texto sem sentido algum, e esperar que os leitores entendam tudo direito. Você tem que escrever não só diálogos, mas pensamentos ou acontecimentos (dependendo do tipo de narração).
Assim, o leitor realmente acompanha a história, tendo menos dificuldade em se envolver com a fic.
Mesmo com fanfics de suspense, onde a autora quer causar um impacto diferente nas leitoras, é necessário certo grau de explicação, porque, como eu disse, se descobrir alguma coisinha, por menor que seja, o leitor já ficará animado, e vai seguir em frente, na esperança de descobrir mais e mais, aos poucos.
Tinha uma fanfic que eu amava, que era criminal e de suspense. Mas eu não consegui terminá-la, porque eu fiquei muito irritada com a autora. A personagem principal descobria algo essencial para o enredo, os leitores enlouqueciam, e alguns capítulos depois, a menina descobre que era tudo mentira, e que a verdade é outra. Eu compreendia quase tudo, mas várias outras pessoas que acompanhavam a fic comentavam o quão confusas estavam, e exigiam uma explicação. Ao longo do tempo, fui desanimando, porque essa confusão foi se tornando constante e eu comecei a me irritar com isso, até que abandonei a história.
De acordo com toda essa explicação, o meio de uma história é essencial para a explicação de tudo, então, clarifiquem o enredo, para que os leitores não se confundam. Façam isso na velocidade que quiserem, mas a base de tudo é a explicação.
Sinceramente, não existe isso de “a minha história não tem explicação”, pessoal! Vocês têm que bolar fanfic antes de simplesmente jogar no site. Tem que ter sentido, entendem?
Agora, prosseguiremos para o próximo tópico.
A REALIDADE DE UMA FANFICTION
Não que seja um crime a pessoa usar mais imaginação em uma fanfic de colegial, mas precisamos ser um pouquinho mais realistas. Se essa história se trata da “vida real” da personagem principal, então escrevam como se fosse uma vida real. Sacaram? Espero que sim – risos.
E aqui estamos na parte que mais me interessa;
O dia a dia da personagem.
Têm várias gafes no meio de uma história nas entrelinhas do dia a dia da PP (é a abreviação de personagem principal, para quem não sabe). O terceiro tópico se encaixa nesses cinco exemplos perfeitamente:
 A Fulana tem um cachorro de estimação até o quinto capítulo de uma fic de cem capítulos. Aí ela brinca com ele, dá ração, dá carinho, passeia com ele e encontra com o principal. Mas depois desse encontro, ela volta pra casa, deixa o cachorrinho lá, e nos outros noventa e cinco capítulos da bendita fanficcadê o bicho? Morreu?
 A menina principal se diz feia, e é interpretada pela Kylie Jenner. Por favor, né? Eu sei que tem toda essa coisa de “menina que não sabe o quão bonita é”, mas vocês acham mesmo que a Kylie se acharia feia? Vocês se achariam feias se tivessem a aparência da dela? Se querem uma personagem do tipo incompreendida que se acha feia, vocês deviam escolher uma atriz mais baixinha, magrela, e por mais que não seja feia, também não seja uma deusa que nem a Kylie Jenner.
 A PP é classe média-baixa, estuda em escola pública americana, e a cada dia aparece na escola com uma mochila diferente, todas de marca. Ou ela vai todos os dias para o cinema com as amiguinhas. E também, sempre que tem um encontro, vai pro shopping comprar roupas novas. E ainda por cima, vai para todos os cantos: balada, hotel fazenda, acampamento de verão, parque de diversões. Nem preciso falar nada, preciso? Se a menina não tem qualidade de vida das melhores, como é que os pais dela simplesmente a deixam  gastar o dinheiro deles em tudo que ela vê? Todos sabem que dinheiro não cai do céu, certo?
 Estudar. Eu não sei vocês, mas eu sempre me perguntei como diabos os personagens principais passam de ano, porque em fanfics colegial, eu só vejo farra, bebidas, sexo... Mas nada de estudar. Por mais que eu nunca veja ninguém estudando nas fics (nem mesmo a garota é nerd/antissocial), o que mais tem é oportunidade para encaixar o PP estudando. Então, não esqueçam, ok? Porque todo mundo sabe que no fim do ano, ninguém magicamente passa para o terceiro colegial, e muito menos é aceito em faculdade com notas baixas.
 E os pais? Pelo amor de Deus, gente! Apenas me digam: aonde os personagens arranjam esses pais que nem fazem questão de saber o lugar que o filho vai? Que responsável é esse que nem ouve o filho quase quebrando a cama enquanto transa com a menina durante a noite? Ou melhor: que tipo de genitores desnaturados são esses que conseguem dormir em paz antes que o filho chegue em casa, meu Deus?
Por mais que seja só uma fic, gente. Só tentem colocar um pouquinho mais de realismo em suas histórias. Eu não estou falando que vocês devem fazer de suas fanfics uma história robótica de tão realista. Não! Sempre é bom ter um pouco de imaginação, mas tem certas coisas que são absurdas.

Enfim, pessoal, eu sei que esse é um texto pequeno, mas infelizmente eu não tenho tido muito tempo para parar e pensar em mais tópicos para ajudar vocês. Por isso, pretendo postar mais dicas, para ajudá-los em outros gêneros. Tudo bem?
Bom, espero que as minhas dicas tenham sido úteis e que tenham gostado. Sinto muito, caso eu tenha ofendido alguém por meio deste texto. Tenham uma ótima noite!
XO, Marcy.



— Por Marcy
Em 02/02/2015 (KF)

4 comentários:

  1. Concordo completamente com os pontos acima,adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou muito mana, to começando minha primeira fique e você me deu uma luz em relação a umas coisas KKK

    ResponderExcluir
  3. Vlw me ajudou bastante, agr tenho uma noção de como escrever.

    ResponderExcluir
  4. concordei em quase tudo, menos na parte da Kylie Jenner e tal pelo fato de poder ter o caso de anorexia/bulimia (do tipo que tem o corpo escultural de tanto fazer exercícios) mas eu entendi o que você quis dizer

    ResponderExcluir