sábado, 17 de outubro de 2015

Dicas: Erros "Fatais" No Enredo (Personalidade)

Oi, oi, minha gente! Como estão?
Então, eu sou a Miranda Jackson, ou Miranda J aqui no blogue. Sou avaliadora de fanfics e com a devida permissão estarei auxiliando os autores com algumas dicas que me ajudam a escrever.
Como avaliadora e critica vejo erros fatais que acabam totalmente com o enredo da história. Uma fanfic tão boa, mas que se torna um desastre.
Eu irei falar (escrever) vários desses erros e como melhorar, colocando tudo por tópicos. Como este tópico ficará bem grande, eu irei dividir alguns deles para não cansar a leitura. Espero que vos ajude em alguma coisa.
Vamos lá??
Personalidade
Ora bem! Aqui é onde eu vejo mais erros com maior regularidade que são totalmente de evitar. Jamais, se querem ter uma boa história, devem falhar nesta parte.

Bad boys - Minha gente do céu! Este é a pior e mais irritante personalidade que existe e deve ser evitada em fanfics. Tudo bem, existe aquele gostosão da escola que todas desejam abrir as pernas para ele, mas aposto que em 20 escolas na real, apenas uma ou nenhuma tem um Bad Boy. Então, qual é a necessidade de o ter e de o tornar tão irritante? Porque é que não lhe dão um carácter diferente?
Esta é a maior falha de clichê. Não façam o tipo que dorme com todas, por isso, que tal o colocarem com uma namorada (que não seja das garotas da claque mimadas) e que essa garota seja boa pessoa?  Que ele, mesmo não a amando (pensando que depois de apaixona pela protagonista) não a pode respeitar como mulher? Façam com que ele defenda os direitos das mulheres, que as respeite e que não lhes parta o coração. Se fizerem isso, talvez seja um pouco mais fácil de ler fanfics de Justin Bieber que é onde mais vejo isso.

Nerds - Outra falha enorme. Sabe aqueles meninos super inteligentes que têm notas altíssimas, mas que estão sempre sozinhos ou têm três ou quatro amigos, que são inocentes e virgens, sendo gozado pelos colegas? Amores, isso não existe hoje em dia. Poderia haver há seis ou sete anos, mas hoje em dia já ninguém é inocente, principalmente por volta dos dezasseis anos (que é a idade mais usada). Podem ser virgens, mas de certeza que já pensaram na sexualidade. Tanto garotas como garotos.
Já nem existe os nerds! Nessa idade são todos pessoas normais que devem ter maturidade para serem adultos e pela falta disso parece-me que quem escreve essas histórias deve ter treze ou quatorze anos porque falta uma grande maturidade nas personagens. Isso é um erro fatal!
Para evitar isso, vocês têm de ser inteligentes para poder dar algo mais a um nerd. Façam-no popular e com bons ou maus amigos, que seja virgem, mas que pense em sexo ou veja vídeos desse género na net, que a uma certa altura baixa as notas e que não seja inocente! Principalmente não o tornem perfeito para um nerd. Façam-no invejoso, orgulhoso, egocêntrico, injusto. Dêem isso às vossas personagens.

Populares - Posso dizer que o caso é o mesmo que os Bad Boys. Em vinte escolas, talvez encontrem uma destas em quatro ou cinco. Então, porque a usam em todas? Porque a fazem ser uma vadia que abre as pernas a todos os gostosos que encontra à frente e goza com as garotas "inferiores"?
Primeiro, em quase todas as fanfics, ela é caracterizada por ser perfeita, com um corpo (e plásticas) lindo, os cabelos super sedosos e que é rica. Isso não existe, meus amores. Não existe perfeição, nem cabelos perfeitos, corpo perfeito e principalmente, gente rica. Então, qual é a necessidade de a caracterizar desse modo? Encarem a vida real! Não devem fazer uma fanfic sobre colegial e sobre a vida se não sabem nada acerca dela.
Outra coisa que também é insuportável aqui é o facto dela ser sempre a mimada, a malvada e maléfica ciumenta que não gosta e zoa de todas as garotas que se aproximam do seu namorado popular e gostoso. Isso é o mais clichê que existe.
Dêem personalidade à popular, façam-na uma boa pessoa, que não seja mimada e principalmente: Que não seja perfeita. E que tal ela namorar com um nerd e que o ame, sem zoar das outras? Ficaria muito mais interessante se ela fosse popular por merecer, ser simpática e compreensível com as pessoas e não por ser rica e mimada. Caso contrário, a sua história estará num bom caminho para ser um desastre.

Inocentes - É impossível que qualquer adolescente aos dezasseis/dezassete anos nunca tenha pensado em sexo. E eu vejo em milhares de fanfics que ela nem sabe o que isso é, algo que é totalmente impossível na vida real. Falta uma grande personalidade nesta personagem. Ela é a santinha, bem comportada que gosta do bad boy e que tem três ou quatro amigos. Quando leio personagens assim só me apetece fugir a correr, porque realmente é tão chato ler histórias com alguém assim, sem nenhuma graça.
Todos têm defeitos, mas isso falta na inocente. Ela não comete nenhum "pecado".
Tornem-na injusta, egoísta, orgulhosa, egocêntrica, parva, sem um pouco de inteligência, qualquer coisa desse género que não a faça ser tão perfeitamente santa. É importante ter uma extrema atenção nestes casos.
Como vê, se você comete estes erros e escreve sobre a vida real, então não sabe nada acerca dela e isso só a irá levar para o desastre.
Resumindo tudo, as minhas dicas principais são:

  1. Faça exatamente o contrário da imagem que tem dos Bad Boys e das populares. Não os faça serem perfeitos e mimados, que dormem com todos e partem todos os corações.
  2. Tem obrigatoriamente de dar um defeito a todos eles. Ninguém pode, jamais, ser tão perfeito assim, caso contrário a história ficará totalmente secante.
  3. Ninguém a essa idade, que é a normal em fanfics, é inocente e infantil. Falta uma grande maturidade nas personalidades e é importante que eles a tenham, caso contrário a história não ficará nem um pouco perto do sucesso.
  4. Use e abuse do drama relacionado às personalidades. Ou seja, é interessante haver mistérios em redor delas para despertar a atenção do leitor para elas.
  5. Faça algo que torne as suas personagens únicas. Por outras palavras, se reparar, todos eles são iguais: Metidos, mimados, inocentes, inteligentes, santos, populares, não popular, etc. Por isso tem de colocar algo que não os faça ser assim, afinal, os personagens são seus, não de outros trezentos mil autores.
Então, acho que é só. Logo, logo estarei postando outros erros e dicas que vos ajudem e espero que tenham gostado de algumas delas.
Beijos e até à próxima :3


— Por Miranda J.
Em 17/09/2014 (KF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário