sábado, 20 de fevereiro de 2016

Dica: Como começar e escrever uma fanfiction

Olá, olá! Como vão? Então, pela primeira vez, nossa adorável Web-Master está fazendo uma dica! Faz muito tempo que eu estou pra fazer essa dica quando tenho tempo, mas ter tempo é algo bem relativo depois que você começa a estudar e escrever muito HAHHAH de todas as maneiras, decidi que estava demorando de mais e podia tentar forçar meu tempo pra fazer isso pra vocês — e usar como presente de aniversário do KF adiantado! 
Fiz essas dicas pra você que quer seguir a realidade, a lógica, dentro de uma história pré-planejada, mas, para isso, você também vai precisar ter uma pequena noção de certas coisas, a primeira delas é que nunca vai ser extremamente fácil levar tudo a risca e com as regras básicas de como funcionam as coisas. 
Lembrem-se, também, que seu personagem tem bases para seguir: ele(a) estuda? mora nos EUA? A educação lá deles é bem diferente da nossa, então trate de lembrar desses pequenos detalhes! Eles podem ser muito importantes numa história — e, inclusive, ajudar você a escrever ainda melhor.
Muitos leitores amam histórias originais (mesmo que em categorias que não a original), mas que precisam ser realistas. 
Mas, saindo disso tudo, vou focar exatamente em como começar e como escrever uma fanfic.
Primeiro de tudo, é bem óbvio que precisa ter uma ideia na qual trabalhar em cima, correto? Não tem como você escrever algo sem sequer ter uma ideia, querer escrever não vai adiantar de nada.
Em cima dessa ideia, você tem algumas coisas para trabalhar em cima, essas são:

1) Enredo
Nunca é fácil trabalhar no enredo, isso é básico. Se está muito fácil, talvez não esteja tão bom assim. Você precisa pensar, planejar, entender seus personagens, saber suas motivações, e saber também se é algo que você gostaria de ler. Não basta apenas escrever por fama, como é muito comum nas fanfictions de personalidades (famosos, como Justin Bieber/One Direction). Você teve uma ideia de fanfiction de máfia? Ótimo! Lembre-se de que na máfia as pessoas não são nada gentis (e muito menos amam de mais, é bem raro ter alguém com um pouco de coração, e os poucos que o tem sempre se dão mal), assim como numa fanfic colegial não adianta você colocar um cara sádico e louco sem nenhum motivo aparente, ou então você escreve uma fanfic com o cara sendo famoso... mas ele nunca tem nem uma entrevista, nem um show ou filme pra gravar! É suspeito, e seu enredo tem que seguir ao menos uma base de realidade.
Fora que, supomos assim: Você tem uma fanfic de máfia, caramba, você tem muito o que trabalhar, você tem festas, tem prostituição, tem tráfico, tem assassinatos, tem torturas, tem muita coisa que não é usual pra colocar, inclusive pro principal conhecer a principal (caso seja uma fanfic de principais, é claro).
Supondo que seja colegial: caramba, você tem muito no que trabalhar. Adolescentes têm festas (principalmente nos EUA, é claro), e é claro que tem que estudar, eles também têm alguns horários vagos, muitos colégios são bem pouco rígidos, enquanto outros são bem tensos. Adolescentes têm problemas também, é claro, como um pai drogado, ou uma separação na família, ou até mesmo problemas em si mesmo com drogas, relacionamentos passados. Salas escondidas e não muito utilizadas no colégio são o básico para um romance no colégio, gente! HAHAHA.
O cara é famoso? Santo Deus! Você tem festas, eventos, premiações, videoclipes, filmes, músicas, ex-namoradas incríveis e famosas, uma história inteira da vida dele só pra ter uma ideia de como pode ser sua fanfic. Quer viajar pra Cancun? Caramba, o cara pode! É como você fazendo tudo o que faria se fosse famoso... exceto que você está escrevendo sobre um que gosta!
Como vocês notarem, todo enredo tem detalhes que você pode tornar cada vez mais rico.

Tem um problema? Resuma cada capítulo antes de escrevê-lo, isso ajuda muito você a montar uma história lógica na sua fanfic, assim como uma linha do tempo. Fora que no resumo você sempre pode voltar e adicionar algo que faltou para um capítulo futuro que você teve uma ideia. Enquanto apenas ao escrever sem resumo, você não tem tanta flexibilidade. Seus resumos, como acabei de dizer, são seus. É como um rascunho sem cenas ou pensamentos, apenas o que vai acontecer visto pelo seu ponto de vista.
E isso tudo me lembra de uma coisa: POV. Primeira pessoa ou terceira?
É o que muitas autoras sofrem pra escrever, sendo sincera. Escrever descrevendo apenas um ponto de vista? Focar em saber tudo sem pensar como um personagem? Saber apenas o que os personagens sabem, mas escrevendo como autor? É sempre uma dúvida muito grande, então se pergunte duas coisas: a) você vai precisar de cenas que não envolvam o personagem principal/narrador, mas que as leitoras precisam saber? Pense ou em focar dois povs, ou terceira pessoa. Vai precisar de cenas que só pode focar no que os personagens sabe? Retire a narração em terceira pessoa — terceira pessoa que sabe tudo. Agora, vai precisar falar sobre algum personagem que não é principal, mas é importante para a trama? É bom escrever em terceira pessoa sem saber de tudo, mas, caso esse não seja o seu caso, ou nenhum acima seja seu caso, bom, aí não há muito o que ajudar senão o seu próprio cérebro para te ajudar a escolher.
E lembrem-se: o que eu faria em tal situação se eu fosse o personagem? (claro, cuidado com a personalidade dele, não adianta a pessoa ser fria e você ser um amor de pessoa HAHAHA)
Se mesmo assim você não conseguir algumas ideias pra sua fanfic, não há problema, é normal, qualquer pessoa tem problemas como esses, e é para isso que os amigos (e o KF) estão aí/aqui! Sempre poderão chamar os amigos (e nós) para uma ajudinha extra (Avaliação de Ideia está aí, não está? HAHAHA)

2) Porquês 
Por que meu personagem está fazendo isso? Por que ele não está fazendo isso?
Por que beijá-la? Por que não beijá-la?
O que isso implicaria para o personagem? Destruiria seu futuro com ela? Melhoraria ele?
São perguntas que você sempre deve se fazer. Os porquês sempre vão precisar andar logo ao lado de seus dedos, junto com sua mente. Qualquer ação (ou o fato de ela não acontecer) é pensada, e é justamente por isso que você precisa pensar.
Caso não queria pensar, deixe seu personagem falar por si mesmo — mas cuidado com os resultados, ein! A história ainda é sua, as vezes os personagens só são teimosos de mais pra notar (e usualmente vencem).
Escrever no presente ou no passado: Caramba, eu nunca tive dúvidas sobre isso, mas muitas autoras tem! (Autores homens também, mas usualmente foco em autorAs por ser mais comum no nosso ramo hahahaha). A maioria dos livros que eu já li é escrita no passado, isto é: "Fui até a cozinha, onde comi um pedaço do delicioso bolo feito alguns minutos atrás pela minha mãe.", agora, também, há livros escritos no presente: "Entro na cozinha, onde como um pedaço do delicioso bolo feito alguns minutos atrás pela minha mãe.". Muitas pessoas se irritam com o presente, então é bem comum que os autores optem pelo passado, como é meu caso, apesar de que eu me sinto bem com o passado, e não com o presente. Enquanto isso, se há autores que escrevem no presente, significa que também gostam disso, o que, num resumo, deixa claro que apenas você pode escolher pretérito ou presente.
Também há um porém quanto ao presente, que o passado pode colaborar, e muito (essa dica é uma colaboração da Drama Queen!): Quando você trabalha no passado, você tem mais facilidade em trabalhar com os verbos, por eles terem três formas, o que acaba lhe permitindo uma maior noção do tempo, afinal, você tem a chance de falar o que ficou inacabado, o acabado e o que veio ainda antes.

3) Passado
O que aconteceu no passado para que tal personagem fosse daquele jeito? É uma boa pergunta, e caso você não tenha uma memória muito boa, abra um bloco de notas ou um word e fale sobre a vida desse personagem, sobre quem ele era. Isso implicará justamente no depois disso... O presente.

4) Presente
Quando você sabe as motivações de alguém, tudo se torna mais fácil. É por isso que o passado influencia diretamente no presente. O presente é algo que fala sobre a personalidade de um personagem (item 7), então, todas as ações dele refletem sua personalidade, quem ele é, quem ele pode se tornar, o que ele pretende, porque ele pretende (olhe o porque ai!), o que diabos ele está fazendo e todo o resto. Saber quem seu personagem é e porque ele é assim permite que você trabalhe de uma maneira harmônica e sem mudar sua história ou seu personagem de maneiras que seus leitores ficarão possessos, principalmente pela falta de realidade com uma personalidade. Nenhum livro famoso ficou famoso por não ter nexo, também. Harry Potter sempre foi fiel aos seus amigos/família, isso mudaria? Não, ele aprendera a ser por causa de seu passado.
Reflitam sobre isso!

5) Família
Tem irmãos? Pais? É algo que os autores de fanfictions mais pecam: no primeiro capítulo, o personagem principal fala de seus pais, no resto da história eles sequer são mencionados e não sabemos mais para qual outra dimensão eles foram. É a mesma lógica com melhores amigas até conhecer o cara pelo que qual vai se apaixonar, ou então com seu adorável cachorro que você levou para passear durante cinco minutos antes de esbarrar no amor da sua vida. Lembrem-se desses personagens. Podem ser incômodos, mas podem ser ótimos para o enredo, além de serem personagens, terem suas personalidades — e até podem criar ainda mais história! Não é porque a mãe da principal é exatamente isso (mãe da principal) que ela não pode pedir regras para a filha namorar. E não é só porque eles te incomodam que eles precisam ser irresponsáveis e não reclamarem das notas dos filhos, ou das drogas, chegar tarde, ou então das roupas sujas deixadas no chão.
Realismo, ok? Ninguém precisa morrer, também, por favor! Parem de matar os pais dos principais!!! (exceto se for estritamente necessário, é claro, aí eu totalmente apoio HAHAHAH)

 6) Motivos
Entra bastante na questão do porquê, obviamente, mas temos mais algumas coisas. Motivação não é apenas um porque. Há a raiva, há o desejo, há força (um personagem que vai na academia, por exemplo HAHAHA), há muitas outras coisas que trabalhar. Há a simpatia, há a burrice, há o fato de sofrer tanto que não se importa mais. Temos muitas explicações (ok, soam como porquês), e essas explicações também podem ser muito exploradas.

7) Personalidade
"Fria, má e cruel, ela nunca se apaixonou, será que isso mudaria?". Primeiro: fria, má e cruel. Sério que alguém sem uma bela explicação pode ser assim? Ninguém nasce mal, o mal é criado. Então, para tudo isso, voltemos ao itens 3 e 4. O passado influencia totalmente em quem seu personagem é hoje. Ela sofreu muito? Foi maltratada? Seus pais foram assassinados? Para tudo há um porquê, e basta você encontrar algo que faça sentido com sua personagem principal. Mas, se ela for exatamente isso (fria/má/cruel), é bom que ela não se apaixone tão rápido assim, não. Para quebrar a frieza de um coração é necessário muito mais do que um "eu te amo", pelo contrário, é bem provável que a personagem ria na cara de quem diga isso do que fique feliz. Então, tratem de quebrar o gelo antes de fazer esse gelo desaparecer do nada, é muito importante para os leitores que eles vejam os personagens amadurecerem, caso contrário... Tsc tsc, pessoal, nada bom.

E, então, em cima de tudo isso você tem mais quatro coisas: 
1) Categoria + classificação
Espero que depois de ler tudo isso, vocês já tivessem mais coisas em mente, como a categoria, mas, caso não tivessem, teremos uma conversa bem séria, agora.
É bem óbvio que ninguém quer escrever pra fantasmas, e é por isso que, a não ser que você tenha total e absoluta certeza do que quer, não escreva originais. É triste, mas é real, não vende, ninguém abre originais e fica procurando por fics incríveis, porque são poucas dentre as milhares, e é por isso que você tem que fazer a diferença dentro de uma categoria, seja UA (universo alternativo) ou de famosos, que é bem mais livre que uma história de Harry Potter, Jogos Vorazes ou derivados. As fanfics que mais vendem no momento, comprovadamente por mim e muitas outras colegas de trabalho/amigas, são de famosos. Fãs vão a loucura com eles, e quem pode discordar ou dizer que não faz sentido? Um rostinho bonito sempre chama atenção.
Agora, quanto a classificação: É relativo. Você não gosta de escrever sexo? Não escreva +18. Você é meio a meio, mas sabe que +18 vende? Bom, é com você. Você gosta ou ao menos se sente bem, ou acha que é necessário? +18 é com você. Histórias livres dificilmente tem muito crédito, porque não contém nada pesado, assim como +13. As que mais ganham crédito com autores são as +16 e +18, a última sendo a mais procurada, também.

2) Sinopse
Não importa o quanto você acha que vai ajudar, jamais, absolutamente nunca, de jeito nenhum, never, ever coloque um "só lendo para descobrir", seja tendo ou não uma sinopse, NÃO faça isso. Nenhum bom leitor vai abrir sua história, salvo exceções.
Segundo: assim como a capa, a sinopse ganha. É um resumo da história, mas não precisa nem ter o final dela, nem mesmo o início ou meio, basta você querer que seus leitores encontrem algo que chame a atenção. Algo no passado do seu personagem dirá sobre o seu futuro e terá enforque na fanfic? ÓTIMO! Trabalhe nisso.
Quer um resumo da sua história que chame atenção? Deixe sempre um gostinho de "quero mais". O mistério, o suspense do que pode acontecer, chama. O desconhecido chama muito, então inovem, também (e isso não vale apenas para a sinopse, é um vale-tudo! Sua fanfic inteira pode ser inovadora e ter muito mais leitores que aquela fanfic clichê que todo mundo gosta, mas não consegue admitir que poderia ser melhor — não que clichês sejam ruins, uns são ótimos, mas precisam ser bem escritos, convenhamos).
Não consegue fazer uma sinopse? Peça ajuda para uma amiga com o que você tentou (e por favor, tente!), caso você não tenha uma amiga ou ela não consiga te ajudar, ou até mesmo fazer uma sinopse nova, estamos aqui para isso.

3) Trailer
Não tão necessário, mas não há como negar: ele ajuda a divulgar.
Então, eis as três bases de um trailer:
Frases — não tente resumir sua fanfic inteira. Frases curtas, apresentações (caso estritamente necessárias) e o mistério/suspense da sinopse são as únicas coisas necessárias. Lotar seu trailer de frases e textos não faz ele ficar completo, faz ele ficar pesado. E, caso não seja você a fazer seu trailer, eu super recomendo que você ao menos mande as frases, caso contrário as coisas podem acabar saindo de controle!
Música — Ela precisa resumir sua fanfic, seus personagem, o que você pretende e ainda chamar atenção para o trailer e combinar com as cenas escolhidas (falarei sobre). Obviamente não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Você precisa de paciência, e precisa ter em mente que a música escolhida não vai cair do céu (e talvez nem em um ou dois dias de procura, respira fundo!) e nem deve ser aquela do seu cantor/banda favorito. É bem provável que seja uma música que você ouviu uma vez na sua vida e pensou "legal", ou nunca ouviu e encontrou por acaso. Caso não consiga encontrar, diga o que você pretende de uma música para a designer (caso faça um pedido de trailer, obviamente), e dê algumas opções, mas lhe deixe em aberto a escolha a ela, ou então peça para ela lhe mostrar a música antes de colocar no trailer. O trailer é seu, afinal de contas. A designer só quer ajudar e fazer o que você imaginou virar realidade.
Cenas — às vezes é uma das questões mais difíceis de um trailer. As cenas são difíceis de encontrar, principalmente quando você não quer usar aquela mesma cena que todo mundo usa nos trailers, mas pra isso você precisa de paciência, precisa de tempo e de muita vontade de conhecer filmes novos. Pesquise filmes, seriados, fuce o youtube inteiro, conheça novas histórias (inclusive, nesse processo, você consiga deixar sua história ainda mais rica e completa!), e a cena que você precisa eventualmente será encontrada.

4) Organização
Nenhuma, absolutamente nenhuma, boa história sai sem organização. Você precisa ter boa memória ou muito espaço no computador pra salvar suas ideias, seus personagens, detalhes, datas, enredos, capítulos e derivados. Organize seus capítulos em resumos (como já mencionado), fale sobre seus personagens em documentos (também já mencionado), pense sobre isso e passe para o papel, e mesmo que não vá usar uma ideia de certeza, anote-a! Escreva como quer, mas sempre lembrando que pra seus leitores entenderem, você precisa entender, e para isso, você precisa saber e ter bem claro em mente o que pretende — e no meio da bagunça, é muito fácil não conseguir encontrar o que quer.


Minha dica final é simples: Uma história precisa de paciência, amor e dedicação, não adianta tentar correr, tentar forçá-la. Nada é bom quando apressado (inclusive um relacionamento, por que uma história seria?). Respire fundo, deixe as coisas acontecerem no seu tempo e, convenhamos: se for pra ser, será!
Espero ter ajudado vocês, meninas (e meninos). Qualquer dúvida ou sugestão, entrem em contato!

— Clélia

4 comentários:

  1. Clélia, você poderia dar umas ficas de fanfic de monarquia? Obgda <3

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    1. Vish, posso ver com alguma mod ou designer para fazer, mas eu não vou conseguir :/ infelizmente, meu tempo está curto :(

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  2. Me ajudou muito suas dicas, mas eu estava em um impasse. Normalmente escrevo capítulos sem antes fazer um rascunho de ideias, então eu nunca sei o q vai acontecer no próximo capítulo, pois não chego a planejar, eu simplesmente começo a escrever e o texto vai fluindo, porém não to conseguindo mais, fiquei travada kkk com suas dicas, acho q vou conseguir voltar a escrever. Obrigada.

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