quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dicas: Diferença entre onde/aonde

Olá, aqui é a Alanys, Co-Administradora do Kat, e como sou a encarregada pelas dicas, hoje irei tratar da diferença entre o onde/aonde. 
Muitas erram, é normal, principalmente quando as palavras são tão parecidas, então achei que seria uma boa tratar da diferença dentre elas.
Onde/aonde são advérbios e na linguagem popular são constantemente trocados um pelo outro. Em muitas vezes, nem se repara se o emprego está certo ou errado, porém nas redações, que devem ser escritas na forma culta da língua portuguesa, deve-se prestar muita atenção para usá-las corretamente.
Onde tem a função de indicar um local, um lugar, uma ideia de permanência ou estado. São acompanhados por verbo que seguem este mesmo seguimento. 

Exemplo¹: Onde Gabriela está?
Exemplo²: Alguém sabe me informar onde fica o fórum da cidade? 
Exemplo³: De onde você está falando? Onde deixo a encomenda?

Atenção: O advérbio "onde" deve ser usado somente quando indicar ideia de lugar e nunca substituindo por "em que" e "na qual". 

Exemplo¹: São nessa horas onde me sinto totalmente perdido (errado).
Exemplo²: São nessa horas em que me sinto totalmente perdido (correto).

Na palavra aonde se fez a junção da preposição "a" + "onde" indicando deslocamento, movimentação. Emprega-se seu uso em verbos como chegar, ir, voltar, retornar dentre outros. 

Exemplo¹: Gabriela aonde você pensa que vai?
Exemplo²: Aonde está carroça nos levará? Chegaremos atrasados, com certeza. 
Exemplo³: De fato, não sei aonde ir neste final de semana.

É só, espero ter ajudado, qualquer dúvida basta perguntar. E se caso alguma designer estiver interessada em começar a postar dicas basta falar comigo ou com a Clélia, beijos.



— Por Alanys
Em 10/07/2014 (KF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário